Em 20 ou 30 anos, a camada de gelo que cobre o Pólo Norte desaparecerá completamente durante os meses de verão, anunciaram nesta quarta-feira (14/10) pesquisadores após analisar informações coletadas por uma expedição ao Ártico liderada pelo explorador britânico Pen Hadow.
"A camada de gelo no verão desaparecerá completamente entre 20 e 30 anos, mas antes disso, ela já terá diminuído consideravelmente", afirmou o professor Peter Wadhams, especialista em oceanos polares da Universidade de Cambridge.
O mais tardar em 10 anos, o Ártico será considerado mar aberto e, portanto, será navegável durante o verão no hemisfério norte, disse Wadhams, após analisar os dados coletados por Hadow e mais dois exploradores, que passaram 73 dias no Ártico, de março a maio, fazendo medições no gelo.
Notícia de:
DW-WORLD.DE
DEUTSCHE WELLE
Fiquei passada de dez lendo isso...
Dez nada, 1 bilhão!
Esse tipo de desastre não se reverte! É daí para pior, e não se pode calcular neste momento exatamente que consequências o planeta inteiro terá por causa disto.
A vida animal está comprometida irremediavelmente!
E se todo o eco-sistema polar se compromete e o ser humano permanece com o mesmo comportamento, certamente quando nós começarmos a nos extinguir, menos ainda poderá ser feito para alterar qualquer coisa. Pensando bem, talvez a nossa extinção seja a única forma de salvar este planeta e as demais espécies nele ainda existentes...
Triste dizer isso. Mas é verdade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário