sábado, 17 de outubro de 2009

Lá vem ele: O horário de verão...


À meia noite deste domingo entra em vigor o horário de verão. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora. A medida vale até à 0h do dia 21 de fevereiro de 2010. Credo!!! O horário só vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Malefícios ao organismo: os efeitos do horário de verão são semelhantes ao de uma viagem de avião em que se cruza um fuso horário, sendo que no início essa viagem seria no sentido leste-oeste e no término, no sentido oeste-leste. Em condições normais os diversos ritmos do nosso organismo (por ex. ciclo vigília-sono, ritmo de temperatura, etc..) estão sincronizados entre si (o que é chamado de ordem temporal interna) assim como ao claro-escuro ambiental. Com o horário de verão ou a mudança de fusos horários, o organismo tende a sincronizar seus ritmos ao novo horário, no entanto, como cada ritmo tem uma velocidade própria de ajuste ao novo horário, a relação de fase entre os ritmos é modificada (o que chamamos de desordem temporal interna). Após alguns dias ou semanas (dependendo do indivíduo) a ordem temporal interna é restabelecida.


Sabe-se horário de verão é bastante variável entre os indivíduos. Um estudo feito no Brasil, no qual foram entrevistadas 77 pessoas de SP, RS e RN revelou que cerca de 50% das pessoas queixam-se da qualidade de sono após a implantação do horário e as diferenças entre o antes e depois são mais significativas para pessoas que dormem pouco (os chamados pequenos dormidores).

Eu só sei que fico no bagaço da laranja, fico completamente desorientada, sinto fome fora de hora, é um problema! E quando parece que estou me ajustando, enfim... Muda tudo de novo!!!

E lá vamos nós, afffffffffffffff

Um comentário:

  1. Eu tambem fico completamente maluca com este horário......
    Acabei me adiantando e ontem mesmo mudei meus relogios , achando que ja estava no horário de verão kkkkk
    Cheguei no trabalho super cedo , e como trabalho em clinica a primeira coisa que eu fiz foi ligar para uma paciente , achando que ela tinha perdido a hora rs rs
    Que mico rs rs.....ela marcada para as 8:30 e eu ligando as 7:30 achando q ela havia perdido a hora , quando na verdade eu q me adiantei no horario de verão rsrsrsrsrsrs

    Eu gosto desse horario somente para voltar do trabalho rs pq chego com sol...mais para acordar cedo e horrivel rs rs rs da muito sono!!!

    ResponderExcluir