O efeito placebo não é apenas real; sua habilidade de abrandar a dor foi identificado em células na medula espinhal. Isso aumenta as esperanças para uma nova maneira de tratar algumas condições como por exemplo dores crônicas.
Os pesquisadores que fizeram a descoberta escanearam a medula de voluntários enquanto aplicavam um calor doloroso ao braço da pessoa. Depois disso eles esfregaram um creme no braço e disseram aos voluntários que ele continha um analgésico - mas na verdade não havia nenhum. Mesmo assim, o creme causou atividades na medula que fizeram a dor sumir.
Fonte:
http://www.vilammo.com/forum/index.php?showtopic=55425
* Tudo bem, se pensarmos que muitas doenças se desenvolvem apenas pela mente e que seus efeitos são puramente psicológicos, e também que uma mente forte pode promover um estrago sem limites no corpo que a carrega, etc, etc... Tá! Eu acredito!
Mas acho ( embora não seja médica ) que o "método placebo" não se deve aplicar a tudo à princípio... Creio que o me´dico deve esgotar todas as possibilidades antes de testá-lo, se assim não for... "Periga"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário