A população vive apanhando e as autoridades públicas não aprendem... Será que jamais falta luz na casa deles?
O Brasil enfrentou uma série de problemas de fornecimento de energia elétrica entre o meio de 2001 e no início de 2002. O racionamento terminou em março de 2002, após a volta das chuvas e uma campanha para que os consumidores reduzissem o uso de energia elétrica.
Em 2004, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) alertou que o país poderia ter novos apagões em 2008 ou 2009, por conta da combinação de aumento da demanda por energia, com o crescimento econômico, e da pouca capacidade excedente do sistema.
Em setembro de 2007, um apagão elétrico atingiu todo o estado do Espírito Santo e parte do Rio de Janeiro por cerca de duas horas. A queda no sistema de duas linhas de transmissão de Furnas Centrais Elétricas atingiu 18 municípios do Norte e Noroeste fluminense e parte da Região dos Lagos, além de todo o Espírito Santo.
Ao lado de outro blecaute, mais localizado, em 2005, esse foi o apagão atribuído há dois dias pela rede de televisão norte-americana CBS a um ataque de hackers. O governo e Furnas disseram não ter conhecimento do suposto ataque de invasores de computadores.
NADA DE PROVIDÊNCIAS = MICO INTERNACIONAL
O apagão que atingiu dez estados brasileiros na noite desta terça-feira (10) repercutiu entre os sites de notícias de todo o mundo.
A CNN divulgou uma nota quase duas horas após o apagão informando que pelo menos seis estados brasileiros foram afetados pelo problema. O site da emissora fala que fontes brasileiras atribuem o problema à usina da Itaipu, que sofreu uma baixa de 17 mil megawatts. Em uma notícia atualizada, a CNN informa que a energia começa e ser restabelecida no Brasil.
O site da rede BBC relata que as duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, estão no escuro e atribui o problema a hidrelétrica de Itaipu. A notícia ainda diz que a falta de semáforos na capital paulista obrigou motoristas a deixar seus carros para andar a pé. A BBC diz que o Paraguai sofreu por 15 minutos com o apagão e que logo a situação foi normalizada.
O New York Times diz em sua página na internet que o apagão, atribuído a hidrelétrica de Itaipu, virtualmente paralisou Brasil e Paraguai. O site ainda informa que os principais aeroportos e o metrô das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo pararam por conta da falta de energia.
A versão para internet do jornal argentino Clarín afirma que “metade do Brasil” está no escuro e que mais de 800 cidades brasileiras estão sem luz. Outros sites internacionais de notícias como Bloomberg, National Public Radio e Wall Street Journal estampam a notícia em suas páginas.
Veja só... E vamos sediar copa do Mundo, Olimpíadas sem sequer cuidar dignamente de nossa infraestrutura...
Sempre quis acreditar que o Gen. Degaulle não estava com a razão... Que pena, quanto mais eu vivo mais vejo que ele estava certo e continua plenamente atual...
Nenhum comentário:
Postar um comentário