segunda-feira, 1 de julho de 2013

Futebol o ópio do brasileiro, de 1970 a 2013


NADA MUDOU............
A pátria EM chuteiras ( Crônicas ) - Nelson Rodrigues.
 

"Quando a ditadura instalou-se em 1964 e com o tempo deixou claro que viera para ficar, Nelson continuou a louvar a seleção e deu carona para o regime militar. (...)
Com a conquista do tricampeonato, em 1970, no México, e o crescimento econômico, o regime tratou de misturar os caldos, e passou a trombetear a grandeza do país, campeão no futebol e pujante no seu desenvolvimento insuflado pelo "milagre econômico".
Essa propaganda oficial deixou sombrio o cenário para quem se dispusesse a reconhecer a excelência do futebol praticado no Brasil. Exaltar o jogo ou o escrete brasileiro era o mesmo que apoiar a ditadura. No mínimo, evidenciava alienação política." 

Por Fernando Bandini.


Porém, o tempo passou e nada mudou!
Aliás, foi graças a essa "máxima" protagonizada pelo título do livro do autor em questão, que a situação assumiu volume inconteste. Poderia dizer, sem dúvidas, que a idéia manipulada e transformada para o conceito "a pátria de chuteiras" foi o maior legado deixado pela ditadura militar em nosso país!...
Escândalos numerosos se apresentaram nos últimos anos, porém quando o futebol entra em cena com a seleção brasileira, magicamente, todos os problemas desaparecem no meio do gramado... 
Mundialmente eclodem processos, expulsões de ligas futebolísticas a times que fraudam resultados, mas no Brasil, é como se isso não existisse... Qualquer um frauda, menos a honesta CBF, a honesta FIFA com dirigentes brasileiros enrolados até o pescoço em jogadas milionárias e de caráter duvidoso. Ninguém duvida da seleção e seus dirigentes... Porque? Eu mesma respondo: Porque o lema da ditadura prevalece!
Se em nosso país a honestidade é uma virtude rara, nada me causaria espanto. Mas se eu disse isso em público poderei ser queimada viva como Joana D'arc por me opor a santidade da CBF e seus jogadores. Pois o povo idolatra a seleção, porque ela é a pátria de chuteiras...
Recentemente no Brasil, emergiram manifestações populares de toda a sorte, tentando corrigir os nossos 513 anos de torta história. Mas..... A pátria de chuteiras, que vinha bamba e desacreditada milagrosamente do nada se torna campeã. E tudo num momento crítico, muito conveniente!
Não sou adepta de teorias da conspiração. Apenas digo o que penso. Em um país que tudo se manipula, que melhor forma de entorpecer e aplacar o povo, do que a base de seu costumeiro ópio, o futebol.
Hoje os efeitos já começaram. O povo já está retornando para as baias, como gado manso... Pequenos grupos ainda insistem, mas não por muito tempo, lamentavelmente. Tomara um dia, apareça a cura contra esta dependência futebolística, e possa esse povo olhar uma partida de futebol da mesma forma e imparcialidade que assistem a um jogo de basquete. 
Como diz meu amigo Alan Lima, "Quem viver, verá!" 

sábado, 6 de abril de 2013

Marco Feliciano, infelicitando a maioria....




































O deputado evangélico Marco Feliciano (PSC-SP) apresentou em 2011, o projeto "Papai do Céu na Escola", com o intuito de orientar as escolas que têm ensino religioso.  E se apressou em informar que a religião contém os “princípios éticos e morais da sociedade” que precisam ser transmitidos às crianças, e que esse projeto  asseguraria  a diversidade religiosa do Brasil, kkkkkkkkkkkkk.... Já naquela oportunidade ele buscava uma forma de lavar o cérebro das novas gerações para desenvolver uma espécie de exército moralista, o que também existe no taliban.
Antes, durante e após esse projeto, o deputado-pastor ou pastor-deputado, saiu por aí a expor seus conceitos, expôs até a própria mãe que havia feito abortos, enfim, não poupa ninguém... Então, resolveu o PT, colocar o referido pastor racista, homofóbico e machista na Presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara... Novo caos, mais declarações absurdas, mais confronto entre o que diz a lei e o que diz as idéias do pastor, e no meio um processo por estelionato... Tá!!!!
Silas Malafaia, outro que está sofrendo processo ético do Conselho Federal de Psicologia, veio em defesa do colega-pastor informando em sua coluna na Folha de S. Paulo que : “Ele nunca bateu ou matou um gay, e sua origem é negra”.
Ooooooooookay, mas não precisa bater nem matar gays pra ser homofóbico e eu tive o desprazer de conhecer filhos de negros que eram racistas.
Continuando, o  pastor Silas diz que tudo o que está se avolumando contra Feliciano é uma engenhosa articulação do PT  para desviar a atenção da opinião pública para a nomeação de dois de seus deputados condenados no processo do mensalão como membros da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a mais importante da Câmara.
Ooooookay, mas o Feliciano então, foi posto lá de propósito? Foi para causar tudo isso? Então o pastor Silas no fundo está dizendo: colocaram Feliciano porque ele é descompensado, fala mesmo o que pensa, porque é racista e homofóbico ...
Prosseguindo... Porque justamente o PT iria colocar um inexpressivo político que se arvora de paladino da fé, da moral e bons costumes a ponto de criar uma crise no Planalto? Não acredito que o PT seja tão atrapalhado, que para favorecer dois, se prejudique deliberadamente aos olhos da opinião pública, principalmente porque foi justamente esta opinião pública que deu e mantém todo o poder que o PT possui........
Marco Feliciano diz que está sem apoio da Presidente... Coitada da Dilma, deu pena agora!
Marco Feliciano diz que não está recebendo o apoio que esperava do PT e ainda insinuou que poderá levar essa questão a um congresso da Assembléia de Deus que reunirá em Brasília cerca de 24 mil pastores.  E disse que eles teem  50 milhões de fiéis ( votos )... Mas peraí... O pastor tá ameaçando a Presidente??????
Recentemente o PSC declarou que poderia concorrer nas eleições presidenciais. Com quem? Com ele???
Esse país já viu muitos absurdos, mas creio que estaremos nos aproximando muito da sociedade Afegã, se um pastor-deputado do baixo Clero conquistar a Presidência da República do Brasil. 
Será que merecemos mais essa??? 

Ainda sobre tomates...




 Haja bom humor pra aguentar essa subida absuuuuuuurda do preço do tomate!!!!


quinta-feira, 4 de abril de 2013

Poema do Tomatinho


Ó meu lindo tomatinho
Tão vermelho e redondinho
Tão oferecido e rechonchudinho
Para decorar o meu pratinho
Fazer o meu suquinho
Criar o meu molhinho
Da minha salada és o queridinho
Em fatias tão fininho
Seja seco ou reacheadinho
Na sopinha, que saborzinho
Agora tão carinho...
Ó, como dói o meu bolsinho
Vendo seu preço tão altinho
E meu coração partidinho
Reconhece tristinho
Está mais fácil comprar as costelas de um gadinho
Do que do seu pé, um carregado galhinho....


quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Lei Carolina Dieckmann







A Lei 12.737/2012 ou  “Lei Carolina Dieckmann” ( apelidada assim por coincidir com um vazamento de fotos íntimas da atriz ), vem demonstrar que o nosso Congresso atende bem as necessidades dos famosos e graças a esse infeliz episódio que causou dissabores a popular e bela atriz, enfim temos uma lei que regule algumas punições  aos constrangimentos que os meros mortais cidadãos sofriam ( por obra de crackers ou pessoas pouco escrupulosas com algum conhecimento de informática ) já há muito tempo nas redes sociais, através da clonagem de perfil, por exemplo.

Como tudo neste país é feito “a toque de caixa”, a lei não escapou de dar suas escorregadelas, pois com tanta rapidez a eficiência de certos artigos deixou a desejar, abrindo pontos de discussão, como por exemplo, quando diz que é crime utilizar programas que sirvam para invadir senhas. Observe que esse recurso é amplamente utilizado por especialistas de segurança... E como é que fica o trabalho deles? Vamos submeter a apreciação do STF??????

Os especialistas elencam a existência de 104 termos delicados no texto. Estão entre eles : “invasão de dispositivo informático”, “mecanismo de segurança”, “vulnerabilidades”, “interrupção” e “perturbação”. Ao ser enquadrado com base na lei, o acusado pode questionar cada um dos pontos, atrasando o processo ( o que já se tornou uma praxe na tramitação judiciária ) e não inova ao contrário, inibe a rápida solução de uma questão deste porte.

O texto legal descreve que está passível de punição quem invadir dispositivo “mediante violação indevida de mecanismo de segurança”. Entende-se disto, que se o computador violado não tiver antivírus ou senha,  a invasão poderá  ser desqualificada pela lei. 

Também existe obscuridade e pouca precisão sobre máquinas de sistema cujo bloqueio é automático e ocorre após um tempo de hibernação . Se o fato de cópia de informações ocorrer neste período, haveria crime cibernético tipificado? Não sei... Provavelmente dependeremos de uma larga discussão, de doutrina e jurisprudência para chegarmos a uma conclusão razoável...

O fato é a mudança do Decreto-Lei 2.848 de 1940 (o Código Penal), pois agora contém dispositivos sobre violação de equipamentos e sistemas ( conectados ou não à internet  ) com intenção de destruir dados ou informações, ou instalar vulnerabilidades, além da instituição de penas, que nos casos menos graves, como “invasão de dispositivo informático”, varia de três meses a um ano de prisão e multa. Ressalta-se os mais graves, como invasão para obter “comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas”, podem render de três meses a dois anos de prisão, além da multa. É considerado grave divulgar, comercializar ou transmitir o conteúdo.

Daqui para diante, veremos as discussões acontecerem e as punições se materializarem. No meio de tudo isso, a lei sendo dinâmica evoluirá, e as emendas certamente emergirão para sanar as omissões e lacunas existentes. O importante, é saber que agora realmente nossa lei garante consequências para todo aquele que pensa ser a  divulgação de informações sobre pessoas ou passar-se por outro indivíduo apenas uma “brincadeira”... Agora está cristalino: brincadeira não é! 

terça-feira, 19 de março de 2013

quinta-feira, 14 de março de 2013

Habemus Tango et Futebol!





Habemus Papam!


Annuntio vobis gaudium magnum; habemus Papam:
Anuncio-vos com grande alegria; já temos o Papa:
Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum,
O Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor
Dominum Georgium Marium
D. Jorge Mario
Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Bergoglio
Cardeal da Santa Igreja Romana, Bergoglio
qui sibi nomen imposuit Franciscum.
Que adotou o nome de Francisco.



Primeira aparição como Papa

O Papa Francisco apareceu ao povo na sacada (ou varanda) central da Basílica de São Pedro por volta das 20 horas e 30 minutos (hora de Roma). Vestindo apenas a batina papal branca, acompanhou a execução da Marcha Pontifical e saudou a multidão com um discurso:
               
"Irmãos e irmãs, boa-noite!
Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde."

O Papa rezou as orações do Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai, dedicando-as ao Papa Emérito. Em seguida, completou:
               
"E agora iniciamos este caminho, Bispo e povo... este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside a todas as Igrejas na caridade. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que haja uma grande fraternidade. Espero que este caminho de Igreja, que hoje começamos e no qual me ajudará o meu Cardeal Vigário, aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta cidade tão bela!
E agora quero dar a Bênção, mas antes… antes, peço-vos um favor: antes de o Bispo abençoar o povo, peço-vos que rezeis ao Senhor para que me abençoe a mim; é a oração do povo, pedindo a Bênção para o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração vossa por mim."

             O Papa abaixou a cabeça em sinal de oração, e toda a Praça silenciou por um momento. 
              Por fim, realizou sua primeira bênção Urbi et Orbi, e despediu-se da multidão dizendo:
           "Boa noite, e bom descanso!". 


Papa Francisco


Francisco (em latim: Franciscum), nascido Jorge Mario Bergoglio SJ (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936) é o 266.º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana e atual chefe de estado do Vaticano.

É o primeiro jesuíta e o primeiro sul-americano a ser eleito Papa, além de ser o primeiro pontífice não-europeu em mais de 1200 anos. O último papa não-europeu foi Gregório III, natural da Síria e eleito em 731, 1282 anos antes. Arcebispo de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998 e cardeal-presbítero desde 21 de fevereiro de 2001, foi eleito em 13 de março de 2013.

Jorge Mario Bergoglio SJ (Buenos Aires, 17 de dezembro de 1936), filho do casal de imigrantes italianos Mario Bergoglio (trabalhador ferroviário) e Regina Maria Sivori (dona de casa), foi  nascido e criado no bairro de Flores, fez graduação e mestrado em química, na Universidade de Buenos Aires. Na juventude, teve uma doença respiratória que lhe fez perder um dos pulmões.

Ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em março de 1958. Fez o juniorado em Santiago, Chile. Graduou-se em Filosofia em 1960, na Universidade Católica de Buenos Aires. Entre os anos 1964 e 1966, ensinou Literatura e Psicologia, no Colégio Imaculada, na Província de Santa Fé, e no Colégio do Salvador, em Buenos Aires. Graduou-se em Teologia em 1969. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Emitiu seus últimos votos na Companhia de Jesus em 1973. Em 1973 foi nomeado Mestre de Noviços, no Seminário da Villa Barilari, em San Miguel. No mesmo ano foi eleito superior provincial dos jesuítas, na Argentina. Em 1980, após o período do provincialato, retornou a San Miguel, para ensinar em uma escola dos jesuítas.

No período de 1980 a 1986 foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel. Após seu doutorado na Alemanha, foi confessor e diretor espiritual em Córdoba. Além do espanhol, fala fluentemente italiano e alemão.

Em 20 de maio de 1992, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Buenos Aires, com a sé titular de Auca (Aucensi).  

Sua ordenação episcopal deu-se a 27 de junho de 1992, pelas mãos do cardeal Quarracino, de Dom Emilio Ogñénovich e de Dom Ubaldo Calabresi .

Em 3 de junho de 1997, foi nomeado arcebispo coadjutor de Buenos Aires. Tornou-se arcebispo metropolitano de Buenos Aires no dia 28 de fevereiro de 1998.

Foi nomeado ordinário para os fiéis de rito oriental, sem ordinário próprio, na Argentina, pelo Papa João Paulo II, em 30 de novembro de 1998.

Foi criado cardeal no Consistório Ordinário Público de 2001, ocorrido em 21 de fevereiro de 2001, presidido pelo Papa João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino.

Quando foi nomeado, convenceu centenas de argentinos a não viajarem para Roma.
Em vez de irem ao Vaticano celebrar a nomeação, pediu que dessem o dinheiro da viagem aos pobres.

Foi membro dos seguintes dicastérios na Cúria Romana:
Congregação para o Clero.
Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.
Pontifícia Comissão para a América Latina.
Pontifício Conselho para a Família.
O cardeal Bergoglio foi eleito Papa a 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave, escolhendo o nome de Francisco, sendo o 266.º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana e atual chefe de estado do Vaticano.

É o primeiro jesuíta a ser eleito papa.
É o primeiro Papa do Continente americano.
É o primeiro não europeu a ser eleito bispo de Roma, em mais de 1.200 anos, desde São Gregório III, que nasceu na Síria e governou a Igreja Católica entre 731-741.

Ao ser eleito, o novo pontífice escolheu o nome de Francisco. Segundo o cardeal americano Timothy Dolan, uma homenagem a São Francisco de Assis fazendo referência a "sua simplicidade e dedicação aos pobres". Francisco de Assis (1182 — 1226), padroeiro da Itália, foi o fundador da família franciscana.
O nome do pontífice não será grafado com "I" (Primeiro) em algarismos romanos. Segundo a Santa Sé, isso só acontecerá se, um dia, houver um papa Francisco II.

sábado, 9 de março de 2013

Odilo Scherer, o arcebispo de São Paulo


Pode até ser que eu me engane, mas na minha opinião o arcebispo de São Paulo dom Odilo Scherer, será o novo Papa! 

A corrida dos europeus ao cargo ficou complicadíssima e comprometida após a mídia ter  informado detalhadamente sobre o caso Vatileaks, isto sem mencionar os casos de pedofilia que são comuns também na América do Norte, o que não tornaria a eleição de um "gringo" muito simpática aos olhos dos leigos. Com esses elementos, restariam os representantes da América do Sul, Canadá, Ásia e África. Concorrentes da Ásia e África, estariam pouco acostumados as políticas palacianas, são continentes de pouco apelo entre os católicos na atualidade pois estes se concentram em número muito pequeno. O Canadá é inexpressivo, em igual condição, assim como a Hungria ( também concorrente ). O Brasil é diferente, pois além de nossa condição política que já torna qualquer participante a cargos eletivos mais flexível as necessidades existentes, aqui, raros são os casos de pedofilia em relação aos outros países. 

O Brasil é um celeiro de sacerdotes, o maior exportador de padres, aqui também não há carência de sacerdotes como em partes da Europa aonde um padre precisa gerir e celebrar em mais de duas paróquias, cumulando-as, dada a falta de profissionais da fé. Outro detalhe, um Papa oriundo do Terceiro Mundo, mas com raízes genealógicas européias, jovem e vigoroso para atuar por décadas e ainda por cima, natural do maior país católico do mundo, parece ser a melhor opção, sem dúvida.

Façam suas apostas!

Eu já fiz a minha.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Era uma vez, Cabral e os royalties...



















CABRAL PRETENDE ESTABELECER O CAOS PARA FORÇAR O RECEBIMENTO DOS ROYALTIES.

Ele suspendeu os pagamentos no RJ, exceto quanto aos servidores,  até que ocorra a decisão do STF.

Um canhão desperdiçando munição, uma queda de braço desnecessária, pois:
No Brasil, existem diferentes tipos de royalties, pagos ao governo ou à iniciativa privada. Os royalties pagos ao governo, são relativos à extração de recursos naturais minerais, como minérios metálicos ou fósseis, nisso engloba-se: carvão mineral, petróleo e gás natural. Paga-se também, pelo uso de recursos naturais como a água ( represamento da água em barragens hidrelétricas ). Cada tipo de royalty, oriundo da exploração ou extração de determinados recursos, obedece a uma legislação específica, que cobra porcentagens distintas do valor final do produto extraído ou utilizado, e distribui esta renda de formas diferentes entre o Governo federal, os estados e os municípios.

Não existe um padrão unificado de cobrança e distribuição de royalties referentes às atividades de extração e mineração no país. MAS, o petróleo pertence à União, embora a Lei 9. 478/1997 garanta que, após extraído, a posse do petróleo passa a ser da empresa que realiza a extração deste recurso natural, mediante o pagamento dos royalties ao governo. Neste caso, tanto a união divide estes royalties entre o Governo Federal, estados e municípios onde ocorre a extração de petróleo localizado no subsolo destas unidades da Federação.

MAS, O território marítimo brasileiro abrange as zonas marítimas sob soberania ou jurisdição nacional, nomeadamente, as águas interiores, o mar territorial (MT), a zona contígua (ZC), a zona econômica exclusiva (ZEE) e a plataforma continental (PC). A área é compreendida pela extensão do Mar Territorial brasileiro (12 milhas), somada à ZEE (188 milhas) e à extensão da Plataforma Continental, em decorrência de sua evidente riqueza e vastidão, essa área é chamada de "Amazônia Azul". No Brasil, a zona da camada "Pré-sal" se consubstancia em uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e contempla três bacias sedimentares: Espírito Santo, Campos e Santos. Os limites e extensão das zonas marítimas no Brasil são instituídos pela Lei 8.617/93 que segue os preceitos da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM III), ONDE o  território marítimo brasileiro abrange as zonas marítimas sob soberania ou jurisdição nacional, nomeadamente, as águas interiores, o mar territorial (MT), a zona contígua (ZC), a zona econômica exclusiva (ZEE) e a plataforma continental (PC).

Atualmente, está em discussão a mudança no sistema de distribuição dos royalties do petróleo no Brasil, com a votação de uma nova lei ordinária para regulamentar esta questão, conforme previsto pela Constituição. Ainda não existe uma legislação que padronize os diferentes sistemas de cobrança e distribuição dos royalties existentes no Brasil, para cada tipo de recurso natural sob a posse do Estado. No caso, a exploração dos demais recursos minerais envolve o pagamento de royalties segundo a Lei de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais, CFEM (Departamento Nacional de Produção Mineral) - § 1º, art. 20 CF; art. 8º Lei nº 7.990/89.

Para que este comentário não se transforme em um tratado em 25 volumes ao melhor estilo Barsa, Larousse ou Mirador Internacional, concluo que certo é, ao observar a real dimensão da Amazônia Azul e consequente face ao pré-sal, tratam-se ambos de questão pertinente a União, portanto, se existem royalties, estes a ela pertencem, cabendo divisão com todos os seus estados membros.

Agora, isso é motivo para dar o popular “calote” nos demais que se encontram vinculados ao governo do Rio, inclusive as empreiteiras que necessitam concluir as obras para a Copa do mundo? Mergulharemos em caos ainda maior? A imagem já desgastada de nosso Estado poderá impor-se? E as eleições vindouras? Complicou Cabral...