segunda-feira, 11 de outubro de 2010

"Madureira chorou..."


Aqui em Madureira, no subúrbio do Rio, estamos vivendo no meio de uma guerra desde sexta feira dia 8. Pipocam tiros de calibres pesados diariamente, na medida em que traficantes disputam a venda de drogas em um dos morros que beiram a Av. Min. Edgard Romero, que pega o lado do famoso Mercadão...

Nosso bairro super movimentado, que costuma não dormir ao ritmo da música e por jovens que aproveitam os finais de semana para passear em grupos a caminho de Shoppings, bailes e sambões, estão em casa. No fim da tarde de ontem ( Domingo ), muitos tiros de alto calibre foram ouvidos, situação que se alastrou madrugada a dentro.

Ao anoitecer, as ruas estão vazias. Da minha casa, que fica a 10 km aproximadamente da área de conflito ( Morro do S. José ), o barulho na madrugada não nos deixa dormir, devido ao eco provocado. E o medo? Quem garante que eles não possam ultrapassar os limites da Serrinha e alcançar o grande viaduto Negrão de Lima? Estamos numa guerra...

Segundo a polícia, os traficantes da Favela da Serrinha estão no Morro São José tentando controlar os pontos de venda de droga da comunidade. A PM informou que a Serrinha está ocupada há três dias, inclusive com o apoio de dois blindados.

A Zona Norte está em guerra, estamos inseguros à partir da Tijuca para cima.

De repente me lembrei de quando tínhamos paz aqui e não faz muito tempo... Uma época em que as ruas eram bem cuidadas e a COMLURB recolhia o lixo três vezes por semana. Nas ruas, aqueles jardins de rodapé das árvores não eram mato as tufas, eram gramadinhos... Tinhamos outra administração. Tínhamos um prefeito que licenciava os camelôs, não os perseguiam... Tinhamos gente que olhava para o Estado do Rio de Janeiro como um todo, não apenas para a Zona Sul e Centro, como ocorre agora.

Mudou tudo. Temos Governo de Estado e Prefeitura unidos... Unidos pelos Cartões postais... Criaram a UPP para pacificar os morros da Zona Sul... As UPPs fizeram isso e muito mais... Trouxeram os traficantes da Zona Sul para reforçar as facções na Zona Norte... Trata-se de um deslocamento de tropas, e que Deus nos ajude!


Se você está em Madureira, como eu: Boa tarde, boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário